Hackers pedem US $ 20 milhões para resgatar os arquivos. Esse é um dos maiores pedidos de resgate em todos os casos de ransomware até hoje.
A Software AG, uma das maiores empresas de tecnologia da Alemanha foi vitima de um ataque hacker com malwares que roubam dados. Até o momento a empresa ainda não conseguiu se recuperar completamente dos danos causados pelo ransomware.
De acordo com o site ZdNet, um grupo de cibercriminosos conhecido como “Clop” conseguiu invadir a rede interna da Software AG no dia 3 de outubro. O ataque conseguiu criptografar vários arquivos importantes e pediu cerca de US$ 20 milhões para oferecer as chaves para desbloquear os arquivos.
Durante essa semana o a empresa e o grupo de hackers estavam negociando melhores preços para conseguir desbloquear os arquivos. No final da semana as negociações falharam e o Clop publicou diversas imagens mostrando dados importantes da empresa em sites da deep web.
A empresa revelou o incidente na última segunda-feira, dizendo que estava enfrentando problemas para manter a rede por causa de um ataque de malware. Segundo a Software AG os serviços para seus clientes, incluindo os serviços com base na nuvem, não foram afetados pelo ataque. De acordo com a companhia, também não há relatos de que as informações de qualquer cliente sendo acessadas pelo malware.
No entanto, dois dias depois a empresa revelou ter descoberto sinais e evidencias de roubo de informações.
Apesar da Software AG não estar divulgando muitas informações sobre o ataque, alguns pesquisadores descobriram o arquivo binário do ataque e através das informações nesse arquivo conseguiram até mesmo chegar ao arquivo de chat com a conversa entre os dois lados, que é armazenada no site do ransomware.
Um dos maiores pedidos de resgate da história para ransomware
Um dos pontos que mais chamam a atenção nesse recente ataque é o pedido de US$ 20 milhões para resgatar os arquivos. Esse é um dos maiores pedidos de resgate em todos os casos de ransomware até hoje.